VALERIANA (Valeriana officinalis)
Usada sempre que há tensão nervosa, hiperatividade ou incapacidade de relaxar, a valeriana tem uma ação sedativa suave, útil para acalmar um sistema nervoso que está a começar a ficar descontrolado. É uma das primeiras plantas em que se deve pensar para acalmar ansiedade e ataques de pânico.
Original da Europa e Ásia temperada, é usada como medicamento desde o tempo dos gregos e romanos. É cultivada nos Estados Unidos, Alemanha, Bálgica e França. É uma planta da família das Valerianáceas, tambêm conhecida como erva-de-amassar, erva-dos-gatos, erva-de-São-Jorge, erva-de-gato, valeriana-menor, valeriana-selvagem, valeriana-silvestri. Vivaz de caule grosso e oco, com rizomas curots e cônicos, do qual partem raízes divergentes, quase horizontais e esbranquiçadas A haste é completamente oca, roliça, com estrias elistas, fistulosa e contêm de seis a dez pares de folhas, que são opostas, de pecíolo curto, divididas em segmentos dentados profundos. Possuem um sabor amargo intenso. As flores são numerosas, de cor branca ou rosada, e se reúnem em cachos ou ramalhetes opostos, em forma de guarda-chuva, na extremidade das hastes. As raízes e rizomas possuem inicialmente um sabor picante que logo desaparece, tornando-se um pouco amargo. Quando secas desprendem um odor forte e desagradável, semelhante ao da urina dos gatos. É uma erva de lugares úmidos, crescendo bem ao longo das margens dos rios. As raízes e os rizomas são coletados após 2 a 3 anos do plantio. Para tanto, arranca-se a planta toda para poder usufruir de todos os seus poderes terapêuticos, deixando na terra um rizoma, que dará origem a outro pé. Após a coleta, lava-se bem em água corrente, sacudindo várias vezes com cuidado, para não machucar a epiderme.
Propriedades : Tranquilizante, sedativo, soníferos, analgésico, antiespasmódico e anticonvulsivantes.
Indicações : Usada como calmante e em todos os casos de nervosismo, inclusive em casos de epilepsia e neurastenia.
SUGESTÃO DE USO: Uso Interno: Preparar a decocção e tomar 1 xícara 2 a 3 vezes ao dia.
MODO DE PREPARO: Decocção: Colocar 1 colher de chá da erva em 1 xícara de água fria, tampar e ferver por cerca de 5min. Desligar o fogo, manter abafado por 10min e coar.
INGREDIENTES: Raízes de Valeriana (Valeriana officinalis). NÃO CONTÉM GLÚTEN.
EMBALAGEM DISPONÍVEL: Kit contendo 3 pacotes de 30g cada.
REGISTRO: Isento conforme RDC 27/2010. Farm. Resp.: Dr. Diogo Baldo de Castro CRF-SP 48.783 Vig. San. CEVS: 354970601-472-000125-1-3
PRODUTO BRASILEIRO