CONFREI (Symphytum officinale L.)
O confrei é uma planta que possui muitos benefícios medicinais, é uma ótima cicatrizante, analgésica e anti-inflamatória. Mas é preciso ter cuidado com o uso dessa planta, pois foi encontrada nela uma substância tóxica para o fígado, quando tomada internamente, podendo vir a causar hepatotoxicidade. Conheça um pouco mais sobre o confrei e como usá-lo corretamente.
O confrei, conhecido cientificamente como Symphytum officinale, é um arbusto perene que pertence à família das Borragináceas. Sua origem vem do centro e norte da Europa e da Ásia temperada, o confrei chegou ao Brasil no ano de 1980 e teve uma boa adaptação.
As suas raízes e folhas são vendidas como pomadas, óleos compostos, cremes, compressas e extratos de folhas para fins medicinais. Essa é uma planta de fácil cultivo, porém não consegue sobreviver longe da água.
O confrei, também conhecido popularmente como capim-roxo-da-rússia, erva-de-cardeal. É uma planta perene, que se apresenta como uma pequena touceira, as suas folhas possuem um formato oval e saem praticamente ao nível do solo, são grandes na base da planta e diminuem de tamanho na parte superior. As suas flores são reunidas em ramalhetes mais ou menos folhosos e torcidos. Possuem uma cor amarelada, esbranquiçada ou violácea. Mesmo havendo as flores, não há produção de frutos e nem de sementes, isso acontece porque essa é uma herbácea híbrida.
Essa planta possui inúmeras propriedades e benefícios medicinais. É constituída de ácidos fólico, ascórbico, nicotínico, tânico, galo-tânico e pantatênico. Possui ainda as vitaminas A, B1, B2, B12, C, E e outros, como o amido, aminoácidos essenciais, carboidratos, caroteno, cálcio, ferro, fósforo, iodo, manganês, potássio, proteínas, zinco entre outros.
O confrei pode ser usado como: adstringente, antianêmico, antiasmático, anticancerígeno, antidiabético, antidiarreico, anti-inflamatório, antileucêmico, antirreumático, calmante, cicatrizante, depurativo, hidratante, laxante, regenerador celular e tônico.
É indicado para abscessos, afecções ósseas, bócio, bronquite, cefaleias, contusão, debilidade, deslocamentos, dores, cortes, febre, feridas, fissuras, fraturas, furúnculos, gastrite, hematomas, hemorragia pulmonar, hepatite, pele, pressão arterial, picadas de insetos, psoríase, queimaduras, resfriados, reumatismo, rins, sinusite, tosse entre outros.
Ele pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas cutâneas pequenas, pois a raiz e folhas possuem um composto químico chamado ácido úrico que pode estimular o crescimento de novas células da pele.
Ajuda a reduzir o sangramento de feridas na pele e pode ajudar também a parar hemorragias nasais, pois suas folhas e raízes possuem taninos, que têm efeito adstringente sobre os vasos sanguíneos
ATENÇÃO!!! APENAS PARA USO EXTERNO. NÃO INGERIR.
SUGESTÃO DE USO: Aplicar sobre queimaduras, feridas e hemorragias.
MODO DE PREPARO: Ferva a água e acrescente a erva (30 gramas para 1 Litro de água). Desligue o fogo e abafe a solução por dez minutos. Coe.
INGREDIENTES: Folha de Confrei (Symphytum officinale L.). NÃO CONTÉM GLÚTEN.
EMBALAGEM DISPONÍVEL: Kit contendo 3 pacotes com 30g cada.
REGISTRO: Isento conforme RDC 27/2010. Farm. Resp.: Dr. Diogo Baldo de Castro CRF-SP 48.783 Vig. San. CEVS: 354970601-472-000125-1-3
PRODUTO BRASILEIRO