JATOBÁ (Hymenaea courbaril L.)
A árvore jatobá – cujo nome científico é Hymenaea courbaril – é originalmente brasileira, e pode ser encontrada em quase todos os estados do país, seja no Amazonas ou em São Paulo. O tronco da árvore é muito forte e bem desenvolvido, e juntamente com seus ramos liberam grande quantidade de seiva. Suas flores nascem na forma de cachos, nas pontas dos ramos, e são delicadamente esbranquiçadas. Como dito, é uma árvore comum em todo o Brasil, assim a jatobá pode ser chamada por diversos nomes populares, de acordo com a região, entre eles jataí, farinheira, jassaí, jupiti, jetaí, jatel, jataúba, jataici, azucar, guapinol, árvore copal do Brasil, imbiúva, jatabá-trapuca, jataíba, algaborro, entre outros. Além de ser uma bela árvore, também é conhecida por possuir importantes propriedades medicinais ao organismo humano.
Há muitas décadas atrás a árvore jatobá é utilizada como alimento através de seus frutos, além dos fins medicinais. Entre suas principais propriedades estão:
- Adstringente;
- Antibacteriana;
- Antiespasmódica;
- Antifúngica,
- Anti-inflamatória;
- Antioxidante;
- Aperiente;
- Balsâmico;
- Descongestionante;
- Diurética;
- Estimulante;
- Estomáquica;
- Expectorante;
- Fortificante;
- Hepatoprotetora;
- Laxativa;
- Peitoral;
- Tônica;
- Vermífuga.
As utilidades mais conhecidas da árvore jatobá são para o tratamento de males respiratórios ou gastrintestinais. Quem sofre de asma, bronquite, rinite e outros problemas respiratórios; ou ainda de úlceras, gastrite, azia regular e demais problemas gastrintestinais podem beneficiar-se grandemente ao incluir a jatobá em seu tratamento.
Por ser diurética, também é fortemente indicada para cistites, infecções urinárias e cálculos renais. O consumo regular da jatobá estimula a eliminação de líquidos, provocando uma espécie de “limpeza” não apenas no organismo, mas principalmente nos rins e trato urinário. Ainda, outro grande benefício dessa propriedade é que, ao eliminar o excesso de líquidos, o corpo desincha e perde alguns quilos extras.
Outras indicações para o consumo da árvore jatobá são: blenorragia, cólicas, fraqueza pulmonar, hemorragias, úlceras bocais, disenteria, escarro de sangue e dispepsia.
SUGESTÃO DE USO: Tomar até 2 vezes ao dia.
MODO DE PREPARO: Adicionar 2 Colheres de Sopa em 1 Litro de água fervente e manter abafado por 10 minutos e coar.
INGREDIENTES: Cascas de Jatobá (Hymenaea courbaril L.). NÃO CONTÉM GLÚTEN.
EMBALAGEM DISPONÍVEL: Pacote de 30g.
REGISTRO: Isento conforme RDC 27/2010. Farm. Resp.: Dr. Diogo Baldo de Castro CRF-SP 48.783 Vig. San. CEVS: 354970601-472-000125-1-3
PRODUTO BRASILEIRO